Projetos

Desligando o PC com Alexa

Para conseguir fazer o seu computador desligar, você precisará da aplicação TriggerCMD, essa aplicação você encontra no site https://www.triggercmd.com/pt/ . Faça o download do ‘client’ respectivo ao seu sistema operacional e instale.

A aplicação irá pedir uma chave de acesso, e para conseguir essa chave, basta você se cadastrar no site do TriggerCMD e ir até a aba “Instruções”, copie a chave na cor vermelha e cole na aplicação que você instalou.

Isso faz com que libere o acesso e você já consiga adicionar os seus comandos. Na aba “Browse Examples” você pode adicionar exemplos de comandos que posteriormente vão ser encontrados no app Alexa e poderão ser executados.

Com os comandos adicionados, vamos ao App da Alexa e em “Skills e Jogos” podemos buscar por“TriggerCMD”, adicione a skill e peça para a Alexa buscar os dispositivos na rede.

Se tudo correr bem, será encontrado todos os comandos que você adicionou na aplicação TriggerCMD no seu PC e já poderá ser usada no seu dia dia.

Materiais

- Controlador NODEMCU (ESP8266) - Led WS2812B - Fonte de alimentação 5V 2A sem for usar mais de 15 Leds

Instruções

Primeiramente solde os pinos da fita de led no NODEMCU:

5v em “VV” do Node

GND em GND do Node

Din em algum pino digital do Node, no meu caso foi “D1”

Se você estiver usando uma fonte de alimentação, solde junto o fio positivo em 5V e o negativo em GND.

Conecte somente o cabo USB no Node e no seu PC, agora vamos abrir o software Arduino que você pode baixar nesse link:

https://www.arduino.cc/en/software

Com o software baixado e instalado.

Acesse o menu Arquivo > Preferências. Na janela que abrir, vá até a opção ‘Adittional Boards Manager URL’s’ e insira a URL http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json. Em seguida clique no botão OK.

Agora acesse o menu Ferramentas > Placa e selecione a opção Boards Manager:

Na janela que abrir, role a barra de rolagem até encontrar o pacote “esp8266 by ESP8266 Community”. Clique no botão Install e aguarde a instalação finalizar.

Com a IDE instalada e o NodeMCU instalado no seu computador, será necessário definir a placa NodeMCU que você está utilizando e a porta COM em que a placa está conectada. Sem executar esse procedimento, caso você escreva o código ou utilize algum exemplo de código e tente carregar no NodeMCU, o carregamento do código para a placa não será bem sucedido e um erro será mostrado na IDE.

Para isso, abra sua IDE e no menu “Ferramentas” seleciona a opção “Placas”, e nas opções que abrirem na tela selecione o nome referente a sua placa que está conectada no computador “NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module)”: Agora baixe o arquivo:

Alexa-Node.zip

Extraia esse arquivo e verá 4 outros arquivos zipados, são as bibliotecas necessárias para o projeto.

Voltando no software arduino vá em Sketch > Incluir Biblioteca > Adicionar biblioteca.ZIP e selecione as 4 bibliotecas que deixei disponível, lembrando que o processo é feito uma biblioteca por vez.

Agora baixe o seguinte arquivo:

neopixel_strip_esp8266.ino

Execute e uma outra janela do software arduino será aberta, mas agora com o código já escrito, mas você ainda precisa fazer algumas alterações no código.

Nas linhas:

#define WSPIN D6
#define NUMPIXELS 60
Em D6 coloque o pino respectivo aonde soldou o Din da fita de led, no meu caso alterei para D1

Substitua o ‘60’ pela quantidade de leds do seu projeto, lembrando que se usar mais de 200 Leds pode enfrentar problemas.

const char* ssid = "wifi";

const char* password = "1234";

Altere wifi para o nome da sua rede, lembrando que precisa ser exato, letras maiúsculas e acento se existir.

Em 1234 coloque sua senha do wifi.

espalexa.addDevice("LEDS", colorLightChanged);

Altere LEDS para o nome do seu dispositivo que será encontrado pela Alexa.

Com o NODEMCU conectado no seu computador, clique em carregar na aba superior do software e pronto, agora você tem o código aplicado à sua placa.

Podemos então ir para o software da Alexa no celular.

Faça a busca de novos dispositivos no App Alexa e o dispositivo que você acabou de criar será encontrado com o mesmo nome adicionado no código.