Projetos

Ambilight - Faça o seu

Construindo um Ambilight

Um ambilight permite que você projete na parede as principais cores que seu monitor está exibindo.

Esse é um projeto simples para quem tem alguma experiência com eletrônica, mas se não for o seu caso conte com a ajuda de um adulto com mais experiência para supervisionar a construção, ok?

Materiais

- 1x Arduino Nano ou NodeMCU (ESP8266)
- 1x Fonte 5v 5A
- Fita Led WS2812B (suficiente para dar a volta no seu monitor ou TV)
- Fios
- Arquivos necessários

Instruções

- Cole a fita de LED em todas as extremidades da sua tela (superior, inferior e laterais), seja monitor ou TV. Você vai precisar de 4 pedaços de fita e juntar uma na outra usando emendas ou soldando os fios normalmente.

- Agora solde os fios 5v da fita no pino 5v do arduino e também no fio 5v da fonte de alimentação.

- Faça o mesmo processo com o GND (Negativo).

- Agora o fio "Din" da fita de led será soldado em um dos pinos digitais do Arduino Nano, no meu caso foi o pino D6. Lembrando que o arduino deve ser soldado na direção correta da fita, usando a seta de orientação para saber qual o sentido.

- Com o Arduino soldado na fita, você poderá conectá-lo na porta USB do computador e em seguida a fonte na tomada.

- Instale o software chamado Arduino IDE, disponivel nesse link: https://www.arduino.cc/en/software

- Com o software baixado e instalado, insira uma nova biblioteca chamada FastLED para trabalhar com esse tipo de LED (biblioteca disponível no ZIP: FastLED-3.4.0)

- Volte no software Arduino e na guia superior vá em Sketch -> Incluir Biblioteca -> Adicionar Biblioteca .ZIP e selecione o arquivo zip FastLED que baixou acima.

- Biblioteca adicionada a seguinte mensagem na parte inferior do software irá aparecer na tela: "Biblioteca adicionada às suas bibliotecas. Veja o menu "Incluir biblioteca"

- Agora baixe o seguinte arquivo: Adalight-FastLED-master (disponivel no ZIP)

- Extraia e vá até a pasta "Adalight-FastLED-master" -> "Arduino" -> "LEDstream_FastLED" e execute "LEDstream_FastLED".

- Você perceberá que o código já está todo escrito e precisamos apenas fazer algumas alterações, na opção "Num_Leds = 80" substitua o 80 pelo número de LEDs correspondente ao seu projeto.

- Na linha " #define PIN_DATA 6 " substitua o 6 pelo pino no qual você soldou o Din da fita de LED no Arduino. Com isso concluído, o código já pode ser enviado (lembrando que o Arduino precisa estar conectado no computador)

- Na aba superior Ferramentas, selecione o tipo de placa que está usando, no meu caso selecionei Arduino Nano. Processador ATmega328P (OldBootloader) e a porta na qual sua placa arduino está conectada.

- Clique em ‘carregar’ no ícone com uma seta para direita na parte superior do software. Dentro de alguns segundos, aparecerá a mensagem de ‘carregado’ na parte inferior do software.

- Tudo pronto e podemos seguir para a segunda parte do processo.

- Instale o Software chamado Prismatik, disponível no ZIP

- Instale e execute o software. No canto esquerdo clique em "Device" e depois no botão "Run configuration wizard".

- Uma nova janela será aberta e clique em "Next" -> Selecione a primeira opção "Adalight (Serial, 511 LEDs)" e clique em "Next" -> Em "Serial Port" coloque o número referente a porta na qual seu arduino está conectado se for a porta COM9, você vai escrever COM9, o resto mantém padrão e clique em "Next" -> Em "Profile to modify" pode deixar padrão e clicar em "Next" -> Agora selecione o tipo de zona, lembrando que a zona "Andromeda" representa colocar leds nas 4 extremidades do seu monitor, como foi isso que fizemos no começo, eu selecionei "Andromeda" e também altero a quantidade de leds que eu tenho em cada uma das extremidades do monitor, exemplo:

- Se no topo do seu monitor tiver 30 leds, você vai escrever na caixa "top" o número 30. o mesmo se repete para bottom e side.

- Na caixa Bottom gap, eu costumo colocar 0%, mas isso fica a seu critério, lembrando que todas as alterações podem ser aplicadas através do botão "Apply" e será representado na matriz.

- A matriz tem uma numeração na qual começa e termina os LEDs e isso precisa ser representado de forma real, ou seja, você vai usar a caixa "Start Offset" para inserir um número até que sua matriz se movimente e se posicione de forma que a matriz com o número 1 esteja posicionada de fato onde é o seu primeiro LED depois do Arduino. O número na caixa "Start offset" é variável e depende da quantidade de LEDs do seu projeto, mas vá alterando o número e clicando em "Apply" até que o número 1 da matriz bata com o número 1 do LED atrás do monitor.

- Com tudo pronto clique em "Next" -> coloque o limite de corrente da sua fonte na caixa "Power Supply current limit" e clique em "Next".

- Se tudo estiver correto, o LED atrás do seu monitor ligará em branco e você ja pode clicar em "Finish". Agora é só curtir o seu Amblight!!

* Lembrando que é super importante estar com a fonte de energia conectada na tomada, caso contrário poderá danificar sua porta USB do computador ou arduino.