Projetos

Stream Desk

Construindo um Stream Deck de baixo custo

Um Stream Deck permite que você comande sua live stream de maneira muito prática através de comandos em um dispositivo físico programável.

Para fazer esse projeto nós seguimos os passos do criador do FreeDeck, um projeto open source baseado no oficial StreamDeck da Elgato.

O ideal nesse projeto é usar um PCB (placa de circuito impresso) para conexão dos componentes, até é possível usar fios jumper para uma conexão dos componentes em uma protoboard ou placa perfurada, mas para algo definitivo, é bom prototipar um PCB ou crie o seu próprio assim como fizemos no vídeo.

Materiais

1x Arduino Pro Micro (32u4 16 mhz 5v)
2x 4051 Multiplexer
6x ssd1306 OLEDs
6x 3x4x2mm botões SMD
1x Leitor SPI-SDcard
1x Placa de Fenolite Cobreada Dupla Face (caso for fazer em casa)

A construção

A primeira coisa é que você precisa ter instalado o Software EasyEDA, como ele será possível visualizar o esquema para ligação dos fios em cada componente da forma correta ou até mandar o PCB para fabricação.

No nosso caso, pegamos o arquivo PCB Freedeck fizemos algumas alterações (aumentamos as trilhas e ilhas para soldagem) para que fosse possível a fabricação manual, já que mandar fazer custava um pouco caro para o projeto.

Existem alguns meios de fazer a fabricação manual do PCB, nós usamos o processo fotografico que é o melhor procedimento para isso, você pode aprender mais sobre o método neste guia:

https://portal.vidadesilicio.com.br/confeccionando-de-placas-de-circuito-impresso-com-tinta-fotossensivel/

Lembrando, para esse projeto em específico a placa de fenolite cobreada que você vai precisar é uma do tipo dupla face, pois o projeto utiliza os dois lados para conexão dos componentes. Com isso, precisa repetir o processo fotográfico dos dois lados antes de aplicar o percloreto de ferro, a sincronia das trilhas em ambos os lados precisam ser perfeitas, você pode aprender a alinhar com precisão nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=TTnkEKNv5Ug&t=171s

Se você leu o guia do processo fotográfico, percebeu que ele usa o layout impresso em folha transparente e para conseguir isso execute o arquivo do PCB para fabricação manual no software EasyEDA e imprima na folha transparente todo o esquema, você pode exportar um PDF e imprimir em tamanho real. No momento do export, é muito importante que você selecione a opção “White on Black” como na imagem abaixo:



Vou exportar o “TopLayer” e depois o “BottomLayer”, assim vou ter os dois arquivos para sincronismo em ambos lados da placa de fenolite. Vou deixar os arquivos que exportei disponíveis abaixo:

Com os arquivos prontos, faça o processo fotográfico em ambos os lados, usando a técnica de alinhamento com furo e agulha que viu acima.

Agora que já está com sua placa pronta, poderá soldar todos os componentes eletrônicos, é muito importante seguir o esquema durante a soldagem, para saber a ordem certa da pinagem dos componentes e também a referência de posicionamento.

Agora podemos ligar nosso Freedeck na USB e inserir o código no arduino para que ele se comporte como um teclado e funcione em qualquer plataforma (Linux, Windows e MacOS).

Instale o Software do Arduino, você pode encontrar ele aqui:

https://www.arduino.cc/en/software

Instale o software e adicione a biblioteca “HID-Project.h” assim como na imagem:



Você pode fazer isso clicando em Ferramentas > Gerenciar Bibliotecas e instalar a versão.

Agora é só inserir o código que vou disponibilizar abaixo e clicar em “Carregar” no canto superior esquerdo:

Agora podemos fazer o processo intuitivo e divertido do nosso Freedeck.

Conecte o FreeDeck no computador, se tudo estiver conforme deveria todos os visores vão ficar ligados, mas sem nenhuma informação. Isso acontece porque ele não encontrou nada conectado no leitor de SDCard. Pegue um micro SDCard (máximo 8gb) conecte em um leitor de cartão e coloque no seu computador, acesse o site https://freedeck.gosewis.ch/ e configure como o seu gosto.

No site será possível adicionar e modificar imagens, colocar os atalhos e combinações e após isso salve o arquivo dentro do seu cartão de memória clicando no botão superior “SaveConfig”. é muito importante o arquivo “config.bin” estar na raiz do cartão de memória e com exatamente esse nome. Agora é só conectar o cartão no leitor de cartões do FreeDeck e conectar na USB, se tudo estiver correto vai aparecer as imagens que salvou anteriormente.

Para adicionar os mesmos botões de atalho que colocou dentro do site Freedeck nas aplicações que deseja é só criar um atalho da aplicação no próprio Windows, clicar com o botão direito nesse atalho e ir em propriedades, depois é só adicionar a mesma tecla que colocou no “Freedeck configurator” onde está escrito “Tecla de Atalho” como na imagem:



Arquivos

Arquivos do PCB + FreeDeck Ino Master
Download

Setups com Stream Deck

Esse produto tem opiniões
Com nota média de 5.0

Monte o seu Setup com esse produto

0
Stream Deck
"." - Nota:

Por quimzanette no setup Quim's SetUp

0
Stream Deck Mini Elgato, USB Integrado, Preto
"Mesmo não tendo a finalidade particular de streaming, atende à necessidade proposta." - Nota: 5

Por wlad no setup Escritório Gamer

0
Stream Deck Elgato, USB Integrado, Preto - 10GAA9901
"Essa belezinha permite por atalhos. Ideal pra live stream, ainda não faço lives, mas ele me entrega uma versatilidade. Elgato sempre mandando bem." - Nota: 5

Por asn-web no setup ASN Web - Patrick