Primeiramente fixe os LEDs na parte traseira da sua TV mantendo um padrão de quantidades de LED na parte superior com a inferior e laterais.
Prenda todos os componentes citados acima atrás da sua TV também, isso é importante para fazer as conexões.
A ordem de conexão é a seguinte:
Fonte de vídeo (Console, chromecast, Notebook) -> Splitter HDMI (IN) -> Uma das saídas HDMI vai para a TV -> Outra saída HDMI conecta-la ao conversor HDMI para RCA (Lembrando que esse conversor na maioria dos modelos precisa de energia USB) -> Usar somente o cabo de vídeo do conversor (Amarelo) para a placa de captura -> Conectar placa de captura na USB do Raspberry PI -> Conectar Arduino na USB do Raspberry Pi através de cabo SERIAL -> Soldar fios da Fita de LED na Arduino (sendo “Din” da fita no pino 6 da arduino) -> Também soldar 5v e GND da fonte de alimentação na fita.
Esquema montado, podemos então ir para a parte de software.
Primeiramente conecte o cabo SERIAL da Arduino direto no seu PC (Pode desconectar do Raspberry PI neste momento)
Abra o software Arduino IDE e use o código disponível no ZIP com o nome “Ambilight_Caseiro_Codigo”
Altere a linha “#define DATAPIN 6” substituindo o 6 pelo pino no qual conectou o “Din” da fita de LED.
Altere a linha “#define LEDCOUNT 152” substituindo 152 pelo número de LEDs atrás da sua TV.
Na linha “const char prefix[] = {0x41, 0x64, 0x61, 0x00, 0x97, 0xc2};” Você precisa alterar os dois últimos prefixos (0x97, 0xc2).
Para alterar o penúltimo prefixo, você vai acessar o site:
https://coolconversion.com/math/binary-octal-hexa-decimal/Convert_decimal_number_231_in_hexadecimal_
Na caixa de decimal você vai colocar a quantidade de LEDs do seu projeto -1, ou seja, se você tiver 152 LEDs no total, vai colocar 151 na caixa “decimal”. Logo ao lado vai aparecer esse número em “hexadecimal” e você vai copiá-lo para o penúltimo prefixo depois da letra “x” (no lugar do 97 nesse caso).
Para ajuste do último prefixo da linha, você vai acessar o seguinte site:
http://xor.pw/
Em first input você vai colocar o valor “55” (isso é padrão), em second input coloque o número que você descobriu anteriormente, no meu caso foi 97 e depois clique em calculate, na caixa de “Output” vai aparecer uma combinação, no meu caso foi “c2” e você vai substituir esse resultado no último prefixo depois do “x” (0xc2).
Pronto, agora carregue o código para seu arduino e pode desconectá-lo do PC e conectar novamente no Raspberry PI.
Vamos agora criar uma imagem de BOOT para o Raspberry PI, para isso providencie um micro SDCARD de pelo menos 8GB e conecte no seu computador, baixe e instale o Software WIN32 DISK IMAGE (disponível no ZIP) e dentro do software selecione a imagem do OPENELEC referente ao seu Raspberry PI e o SDCARD conectado e clique em “Write”.
Com isso terminado, conecte o cartão de memória no Raspberry PI, neste momento poderá desconectar os dispositivos que estão conectados na Raspberry PI (Placa de captura e Arduino) e conectar um cabo HDMI direito de uma TV ou monitor na porta HDMI do Raspberry PI, um mouse USB e um cabo de REDE no Raspberry PI, ligue ele na tomada e você vai ver iniciando o OPENELEC na sua TV.
Assim que ele iniciar você vai usar o mouse para clicar em “Next” -> Segunda tela clique em “Next” novamente -> e na terceira tela habilite a opção “SSH” e clique em “Next”.
Com essa janela configurada, clique na engrenagem no canto superior esquerdo e clique em “System Information" e copie o número de “IP Address”.
Agora volte todas as conexões de USB na Raspberry PI de seus dispositivos que falamos anteriormente.
Reinicie seu Raspberry PI e agora vamos para o computador.
No seu computador execute o Software chamado “HyperCon” disponível no ZIP. (Você precisa estar conectado na mesma rede do Raspberry PI)
Com o HyperCon aberto, na aba superior “SSH” você vai trocar a caixa "AllSystems" para “OpenELEC” -> Na caixa “Target IP” você vai colocar o IP que anotou anteriormente do OpenELEC -> Em “Port” deixa 22 mesmo -> Username altere para “root” e password “openelec” -> Clique em “connect”.
Na aba superior “Hardware” em “Type” selecione “Adalight” -> em “Output” substitua para “usb0” -> “Baudrate” substitua para 500.000 (que foi o que estava lá no código do arduino)
Ainda na aba “Hardware” você vai ajustar na caixa "Construction" a quantidade de LEDs referente ao seu projeto.
Em “Bottom Gap” coloque 0 e em “offset” coloque o número até que a matriz virtual fique na mesma posição da matriz real atrás do seu monitor.
Agora na aba superior “Grabber” deixe enable onde diz “GrabberV4L2” e substitua “PAL” para “NTSC”.
Com isso finalizado, na parte inferior do software clique em “Create Hyperion Configuration” e salve o arquivo onde quiser no seu PC.
Selecione a aba “SSH” e clique em “Inst / Upd. Hyperion”
Uma nova janela se abrirá e o processo é um pouco lento, aguarde…
Aguarde uns 20 min e depois clique em “Connect” novamente e depois em “Send Config”.
Agora , desligue o Raspberry PI. Tenha certeza que todos os cabos estão conectados corretamente nos dispositivos atrás da TV e ligue todo o circuito, (lembrando que agora não precisamos mais da conexão de cabo de REDE no Raspberry PI e ele também não precisa estar conectado através de HDMI na sua TV).
Tudo ligado, agora ligue a sua fonte de vídeo (Console, ChromeCast) e verá a mágica acontecer.